Pages

04 julho, 2009

Como usar bem uma calça jeans?


O Brasil produz 205 milhões de jeans por ano. Vai dizer que você conhece alguém que não tem um no armário?

Ele é um jovem que já tem 135 anos. O jeans foi uma idéia simples e genial do alemão Levi Strauss, que emigrou para os Estados Unidos em 1850. Pra ganhar dinheiro, começou a vender lona para os operários construírem tendas nos acampamentos de mineração. Comprou tantas, que sobraram. Foi aí que teve a idéia de cortá-las e fazer macacões e calças. Agradou de cara. Nos anos 50, com James Dean e Marlon Brando o jeans deixou de ser apenas um uniforme operário. A partir daí, sua imagem estaria para sempre ligada ao universo jovem.

Adotado no início da carreira por ídolos da música, como Elvis Presley e Mick Jagger, logo virou a segunda pele da turma do rock and roll. Pronto, o jeans ganhava status e virava um sucesso internacional.

A calça jeans nunca sai da moda e todos têm no armário, certo? É uma peça usada por homens e mulheres de todas as idades e tamanhos, tanto para trabalhar quanto para passear
Diariamente surgem novas interpretações de modelagem, lavagem e aplicações que seguem as tendências de cada estação.

No Brasil, a preferência entre as mulheres é a calça jeans muito justa e de cintura baixa. Não importa se a mulher é magra, gorda, jovem, baixa ou alta. Todas querem uma calça de cós baixo. Mas será que esse tipo de jeans cai bem para todas as mulheres?

De acordo com a estilista Mônica Garcia, as calças de cintura baixa não ficam bem para todo mundo. “Para mulheres com corpo violão [cintura fina e quadril largo], o mais indicado é uma calça sem muitos bolsos e com a cintura um pouco mais alta, que deixa o quadril em menos evidência e emagrece a pessoa”, explica.

"Se a mulher é maior em cima, tem um pouco de barriga, pernas finas e bumbum pequeno, o ideal é usar jeans mais claros e com um pouco de stretch para aumentar o bumbum e engrossar as pernas", diz Mônica.

Para as que têm um bumbum avantajado e coxas largas, é melhor optar por uma calça escura de um modelo mais tradicional. “O cós um pouco mais alto e que não tenha stretch na composição do tecido é melhor. O jeans deve ser mais encorpado para segurar o bumbum”, esclarece a estilista.

“De acordo com a estilista Mônica Garcia, as calças de cintura baixa não ficam bem para todo mundo”

Já para as mulheres pequenas, a calça deve ter cintura baixa e ajustada ao corpo. “Vale fazer uma ressalva: calças com muitos detalhes, bolsos laterais e barra dobrada achatam a silhueta”, afirma Mônica.

Magras e gordas

Para as magras, as calças menos ajustadas ao corpo são as que mais ajudam a “engrossar” as pernas. “Calças do tipo cargo e com detalhes criam a ilusão de volume. Lavagens como bigode de gato, desgastes na região da perna, bolso faca e botões grandes também fazem parte dos truques para mulheres mais magras”, explica Mônica.

Calças tradicionais, tanto com bolsos ou sem bolso, são as mais apropriadas para quem é gordinha. “O corte da calça deve ser reto e o tecido deve conter elasticidade sem ser justo. O jeans escuro, além de estar na moda, tem a função de disfarçar as gordurinhas”, diz.

Bolsos

De acordo com a estilista os bolsos representam um detalhe importante na hora de escolher o jeans: “Bolsos com lapela, com mais recorte, ajudam a melhorar um bumbum não tão bonito, mais achatado”.

Se não for esse o seu caso, cuidado, pois eles deixam tudo com mais volume. “Os bolsos baixos também fazem crescer o bumbum. O segredo do lugar certo para os bolsos é o meio-termo - nem muito baixos, nem muito altos”, aconselha Mônica.

O jeans fez 135 anos e com certeza vai fazer mais 135 e mais 135. É a maior invenção na moda nos últimos tempos. É a roupa mais democrática que existe. É jovem e sexy. Que mais você quer de uma calça? O que eu quero são variiiias calças....

BJus

1 comentários:

Camila Nakamura disse...

Adorei o post!
Definitivamente o jeans é peça chave no guarda-roupa de qualquer ser humano... Uma vez que este vai bem em todas as ocasiões ;)
Parabéns pelo blog meninas! Sempre que posso passo por aqui e adoro =D
Beijos

Postar um comentário